sexta-feira, 11 de junho de 2010

Bafana, Bafana!

Começa mais um mundial de futebol. A Copa da África.

O clima é de otimismo total. O Brasil pode ser a primeira seleção a ser HEXA.

Nas ruas, o amarelo canarinho e o verde bandeira imperam nas roupas das pessoas. Adornos e bandeirolas espalhadas pelos quatro cantos da cidade. Nas janelas dos edifícios, nos carros que vagueiam num ritmo frenético pelas artérias de concreto.
As fachadas das casas e seus muros exibem os símbolos da copa e bandeiras gigantes unem os prédios eternamente separados pela engenharia.

É o momento que vem de 4 em 4 anos, onde o brasileiro vira brasileiro. Onde o povo tem orgulho das cores de sua bandeira e carrega no peito o nome de sua nação. Mas esse orgulho só dura um mês. As vezes até menos.

O comércio enxerga uma oportunidade a mais para gerar promoções e alavancar as vendas, e ao mesmo tempo, é a chance de criar um feriado fora de época. DIA DE JOGO É DIA DE FOLGA.

Sou brasileiro com muito orgulho e gostaria de ver esse ''amor'' todo dia, todos os anos, tendo copa ou não.

Seria o início da solução dos nossos problemas. Ter orgulho do seu país e não transformá-lo em chacota a qualquer ocasião.

Vamos amar o verde, amarelo, azul e branco e gritar em alto e bom som:  "EU SOU BRASILEIRO, COM MUITO ORGULHO E MUITO AMOR"
Isso não é um grito para as arquibancadas de um estádio em dia de jogo. Isso é um grito de guerra mesmo! Para todos os dias, para vencer e mostrar para o mundo que somos melhores em tudo que fazemos.

Temos que amar  nosso país independente de copa ou olimpíada. Essa é a chave da nossa evolução. É o ingresso ao , ainda conhecido , primeiro mundo.

Por que os Estados Unidos, a Inglaterra, a Alemanha, o Japão entre outros, sofrem horrores com guerras, cracks de suas economias e continuam no topo? AMOR À BANDEIRA!

Quer um exemplo? O próprio povo africano com o seu slogan de apoio ''Bafana, Bafana!"(Boys and boys) uma ode de amor ao seu time, ao seu povo e ao seu país. Mostram o seu orgulho, a união dos homens e mulheres que um dia, não muito distante, eram inimigos.
Uma população que ainda sofre com o preconceito e com a miséria declarada e escancarada para o mundo. Mesmo assim, são orgulhosos de serem sul-africanos.

Vamos torcer para o Brasil ser campeão. Nem precisa ser na Copa do Mundo não, vamos torcer que ele seja campeão em outras coisas.

Campeão na educação, na saúde e na dignidade.

Nenhum comentário: