terça-feira, 4 de março de 2008

Mentira tem perna curta?





O ser humano possui vários dons, habilidades e técnicas. Uma delas é mentir. A mentira nos acompanha todos os dias. Não há escapatória. Mente-se no trabalho, em casa , na escola, para os amigos , para os inimigos. Vive-se sob a custódia da farsa e da ilusão.

Qual é a intenção da mentira?


No dia a dia, na maioria das vezes, é denfender-se. Existem casos, de ataque e destruição.


As vezes, você está todo feliz no trabalho, e toca seu telefone. A secretária diz que tem um "mala" querendo lhe ver, ou as vezes pior, lhe vender algo. Qual a primeira coisa que se diz em um momento desses? “Diga que não estou”. Olha ela aí. Veio automático, sem sentir, nem houve culpa, se livrou do problema num piscar de olhos e continuou no MSN feliz da vida.

Existe o caso mais comum da mentira. Domingo de manhã, você se programa para dormir até às duas da tarde, quando às nove da manhã toca o telefone. Aquela parentada que só se vê no Natal ou em velório, diz que irá lhe fazer uma visita, e ainda mais, para o almoço.


A conversa já começa bem, “estava dormindo?” logo vem à garganta, automático, inconsciente, “não, já estava acordado”, aí quando você menos espera,, vem a trágica notícia.


Olha uma nova mentira surgindo.


Mas essa agora, é totalmente consciente, preparada e fundada, afinal, visita de parente no domingo para almoço, ninguém merece. Seu cérebro começa a preparar uma série de eventos, a criatividade aflora, mesmo sendo tão cedo. Livra-se do problema e volta-se para o mundo de Morfeu. Feliz da vida, livre,leve e solto.

Mas existe um ditado que deve-se acreditar.”A mentira tem perna curta.” Meu caro leitor, pra ser sincero, acho que nem perna ela tem. É preciso ter muito cuidado ao se mentir. Mentira boa é aquela que se mistura com a verdade. Mesmo assim existe o risco. Se não quer arriscar seu pescoço nem entre nesse submundo.

Se for mentir, saiba como, pra quem e quando, e esteja sempre preparado pra retaliação, ou seja, esteja pronto. Estará entrando em uma guerra que, dependendo do inimigo, não terá vencedor. E sim um oponente pro resto da vida.

Está preparado?

Nenhum comentário: